A AFIBS – Associação de Pessoas com Fibromialgia do Município de Salvador é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 21 de setembro de 2022, com a missão de acolher, orientar, representar e defender os direitos das pessoas que convivem com a fibromialgia. Localizada na Rua Francisco Ferraro, Nº 91, Edifício Apolo, Sala 01, Nazaré, Salvador – BA.
A AFIBS nasceu da necessidade de dar voz às pessoas que enfrentam diariamente os desafios da dor crônica invisível, promovendo ações voltadas para o acolhimento, a informação, a conscientização e a inclusão social. Entre suas principais atividades estão a defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia, a articulação junto ao poder público para a implementação e fortalecimento de políticas públicas, a promoção de campanhas educativas e eventos de conscientização, a formação de redes de apoio para pacientes e familiares, além da orientação sobre acesso aos serviços de saúde e aos direitos sociais. A associação também incentiva a participação em pesquisas científicas, promove palestras, encontros e atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar físico e emocional dos seus associados.
A AFIBS – Associação de Pessoas com Fibromialgia do Município de Salvador, comprometida com a defesa de direitos, acolhimento e promoção da cidadania, propõe o projeto "CUIDAR PARA VIVER MELHOR", uma rede de profissionais voluntários destinada a oferecer atendimento, orientação e ações educativas para pessoas com fibromialgia e seus familiares.
O projeto busca reunir especialistas das áreas de saúde, assistência social e práticas integrativas para promover cuidado integral, humanizado e acessível. Promover assistência integral, acolhimento, orientação e melhoria da qualidade de vida das pessoas com fibromialgia por meio da atuação voluntária de profissionais de diversas áreas. Diante disso, precisamos de voluntários CLÍNICOS ESPECIALISTAS EM DOR, REUMATOLOGISTAS, NEUROLOGISTAS E PSIQUIATRAS, PSICÓLOGOS, TERAPEUTAS INTEGRATIVOS; ASSISTENTES SOCIAIS, FISIOTERAPEUTAS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, EDUCADORES FÍSICOS, INSTRUTORES DE YOGA E PILATES, NUTRICIONISTAS E FARMACÊUTICOS, ALÉM DE PROFISSIONAIS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS), COMO ACUPUNTURISTAS, AURICULOTERAPEUTAS, REIKIANOS, REFLEXOLOGISTAS PODAIS, MASSOTERAPEUTAS, VENTOSATERAPEUTAS, AROMATERAPEUTAS, MUSICOTERAPEUTAS E ARTETERAPEUTAS.