O Educa Mais Bahia instituído pela Portaria Estadual nº 1.475, de 23 de julho de 2022 é uma das estratégias do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, promulgado pela Lei 14.359, de 26 de agosto de 2021, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 21.469, de 22 de junho 2022 que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino através de oficinas educativas de Artes, Esportes, Música e Fortalecimento das Aprendizagens, sempre articulado ao currículo. As oficinas educativas deverão ser contextualizadas com o território de pertencimento e ao projeto de vida dos estudantes, e deverão dialogar com as seguintes temáticas: da cultura e das artes; do esporte e do lazer; da cultura digital; da comunicação e uso de mídias; da educação financeira e para o consumo; da educação fiscal; da educação para o trânsito; da educação ambiental; dos direitos humanos e respeito às diversidades; da educação antirracista; das práticas de prevenção e agravos à saúde; da promoção da saúde e da alimentação saudável; da educação socioemocional; entre outros.
OBJETIVOS:
VII. Induzir e qualificar a ampliação do tempo pedagógico e permanência dos estudantes na escola;
VIII. Aprimorar o processo de aprendizagem, melhorando os indicadores educacionais do Estado Bahia;
IX. Estimular o protagonismo estudantil e sua inserção ao mundo do trabalho;
X. Fomentar o projeto de vida dos estudantes;
XI. Garantir a segurança alimentar e social às famílias e estudantes;
Assegurar a permanência dos estudantes nas escolas, evitando a evasão escolar.
ESTRATÉGIAS (MEMORIAL DESCRITIVO):
Esportes – Quantidade de oficinas 2 (DOIS). Propiciar experiências contextualizadas a partir de brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, lutas, esportes e práticas corporais a partir do cuidado de si, dos outros e dos espaços comuns. Estimular o protagonismo estudantil e a promoção da saúde. Trabalhar a consciência corporal para as aprendizagens dos fundamentos das modalidades esportivas (individual e coletiva). São considerados esportes individuais aquelas práticas gímnicas que possuem um(a) competidor(a) por prova. Esportes coletivos são jogos ou disputas que possuem dois ou mais jogadores competindo com outras duplas ou equipes. Podemos citar enquanto possibilidades: basquete, futebol, vôlei, handebol, futsal, capoeira, karatê, judô, corrida, dentre outras.
Fanfarra – Quantidade de oficinas 01 (UM). Efetivação da Lei nº 11.769/2008 (ensino de atividades musicais no currículo da educação básica).
Linguagens Artísticas – Quantidade de oficinas 01 (UM). Promover as expressões artísticas enquanto experiência criativa e produtora de conhecimento a partir das diversas matrizes estéticas e culturais e a ludicidade. Práticas e incentivo às experiências voltadas para cultura corporal do movimento, por meio da dança, do teatro, da música, do coral, das manifestações artísticas e da cultura regional, especialmente as que caracterizam o território de identidade.
Fortalecimento das aprendizagens – Quantidade de oficinas 01 (UM). Potencializar aprendizagens significativas nas quatro áreas de conhecimento atendendo os anseios dos(as) estudantes e o seu projeto de vida. A oficina de Fortalecimento das Aprendizagens pode acontecer de forma multisseriada, com destaque ao diálogo com o Mais Estudo, Outras Palavras e ações afins.
O Educa Mais Bahia instituído pela Portaria Estadual nº 1.475, de 23 de julho de 2022 é uma das estratégias do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, promulgado pela Lei 14.359, de 26 de agosto de 2021, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 21.469, de 22 de junho 2022 que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino através de oficinas educativas de Artes, Esportes, Música e Fortalecimento das Aprendizagens, sempre articulado ao currículo.
As oficinas educativas deverão ser contextualizadas com o território de pertencimento e ao projeto de vida dos estudantes, e deverão dialogar com os seguintes macros campos: da cultura e das artes; do esporte e do lazer; da cultura digital; da comunicação e uso de mídias; da educação financeira e para o consumo; da educação fiscal; da educação para o trânsito; da educação ambiental; dos direitos humanos e respeito às diversidades; da educação antirracista; das práticas de prevenção e agravos à saúde; da promoção da saúde e da alimentação saudável; da educação sócio emocional; entre outros.
Neste contexto, foram definidos seus objetivos: induzir e qualificar a ampliação do tempo pedagógico e permanência dos estudantes na escola; Aprimorar o processo de aprendizagem, melhorando os indicadores educacionais do Estado Bahia; Estimular o protagonismo estudantil e sua inserção ao mundo do trabalho; Fomentar o projeto de vida dos estudantes; Garantir a segurança alimentar e social às famílias e estudantes; Assegurar a permanência dos estudantes nas escolas, evitando a evasão escolar.
Para tanto, é fundamental compreender a concepção de Educação Integral que permeia o Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, embasando os processos educativos fomentados pelas oficinas. Tais processos devem estimular o desenvolvimento dos(as) estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, constituindo-se como um projeto coletivo que envolve estudantes, educadores, gestores, comunidades locais e o território.
O CETEP Recôncavo II Alberto Torres tem a missão de preparar mão de obra especializada para o mercado de trabalho, ajudando o educando frente à globalização, em um ambiente de produção, reflexão e partilha de conhecimentos. Sua clientela é oriunda da cidade de Cruz das Almas e também de cidades circunvizinhas que fazem parte do Recôncavo baiano. Pensando no território onde localiza-se esta Unidade Escolar, é de fundamental importância a sua adesão ao programa Educa Mais Bahia.
A proposta do Centro é oferecer oficinas nas seguintes áreas:
Sete (7) oficinas de Esportes com o objetivo de propiciar experiências contextualizadas a partir de brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, lutas, esportes e práticas corporais a partir do cuidado de si, dos outros e dos espaços comuns. Estimular o protagonismo estudantil e a promoção da saúde. Trabalhar a consciência corporal para as aprendizagens dos fundamentos das modalidades esportivas (individual e coletiva). São considerados esportes individuais aquelas práticas gímnicas que possuem um(a) competidor(a) por prova. Esportes coletivos são jogos ou disputas que possuem dois ou mais jogadores competindo com outras duplas ou equipes. Podemos citar enquanto possibilidades: basquete, futebol, vôlei, handebol, futsal, capoeira, karatê, judô, corrida, dentre outras. Para tanto estaremos oferecendo sete (7) oficinas: Futebol, Futsal, Basquete, Corrida, Natação, Boxe e Pilates. Convocaremos 10 voluntários.
Uma (1) oficina de Linguagens Artísticas que promoverá as expressões artísticas enquanto experiência criativa e produtora de conhecimento a partir das diversas matrizes estéticas e culturais e a ludicidade. Práticas e incentivo às experiências voltadas para cultura corporal do movimento, por meio da dança, do teatro, da música, do coral, das manifestações artísticas e da cultura regional, especialmente as que caracterizam o território de identidade. Será uma oficina literária com ênfase em teatro e dança, com a presença de dois (2) voluntários.
Duas (2) oficinas Fortalecimento das aprendizagens para potencializar aprendizagens significativas nas quatro áreas de conhecimento atendendo os anseios dos (as) estudantes e o seu projeto de vida. A oficina de Fortalecimento das Aprendizagens pode acontecer de forma multisseriada, com destaque ao diálogo com o Mais Estudo, Outras Palavras e ações afins. As oficinas serão de fortalecimento em Português e Matemática dialogando com o Mias Estudo e a outra será de Inclusão Digital com ênfase nos programas Excel, Word e Power Point. Para tantos serão três (3) voluntários.